Você com certeza já deve ter ouvido falar em Marketing Digital, mas como começar sem saber o que é? Vamos te ensinar do jeito mais fácil!
O Marketing Digital é o conjunto de estratégias de negócios voltados para a internet. É diferente do marketing convencional porque envolve diferentes canais online, além de métodos que possibilitam a análise de todos os resultados em tempo real. O objetivo principal é transformar o público em clientes.
Atualmente é muito comum usarmos a internet e as redes online para procurar um produto, uma promoção ou qualquer outro serviço, sendo assim, todas as vezes que você compra algo online está incluso na definição de Marketing Digital.
Para começar neste meio é importante ter em mente que o Marketing Digital oferece inúmeras oportunidades de negócios para as empresas, mas é necessário ter conhecimento das ferramentas, dos segmentos e até das campanhas para que as estratégias sejam assertivas de acordo com cada empresa. Evitando assim, que o seu negócio não fique para trás.
É importante lembrar que dentro do Marketing Digital todos os conceitos estão interligados para um melhor resultado, então é muito comum ver que alguns podem se parecer – mas não são a mesma coisa.
Conceitos do Marketing Digital que você precisa saber
O primeiro é o chamado “persona”, ele é o ponto principal da sua estratégia. O que é isso? Antes de começar se pergunte: Quem é o cliente que eu preciso alcançar? A resposta é o seu persona. Basicamente são as pessoas que têm interesse naquilo que você oferece. Com isso definido, é possível chegar no público certo e render muito mais.
O segundo conceito são os “leads” que estão diretamente ligados à persona. Pense no seguinte: Você joga a estratégia – o cliente se interessa e entra em contato. Pronto, ele é um lead. Todos os potenciais que passam contato, ou entram em comunicação com aquele que está no negócio, pode ser chamado de lead.
Para que todas as práticas sejam efetivas, é preciso usar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), traduzido para o português é chamado de Otimização para Mecanismos de Busca. Serve para que a página seja posicionada nos primeiros resultados dos sites de busca, como o Google.
O SEO agrega outro ponto importante, que é o Marketing de Conteúdo. Vamos lá, para atrair todos os leads é necessário conteúdo. Ou seja, a estratégia serve para oferecer materiais que auxiliem na resolução de problemas, isso pode ser feito em formato de blogs, vídeos, eBooks e outros meios.
Para melhorar o conteúdo é bom aplicar o conceito do Inbound Marketing, ou seja, usar das redes sociais para oferecer um conteúdo relevante para atrair os leads. E, por causa disso, nós temos acesso às métricas – que são os dados de uma estratégia. O Instagram, por exemplo, oferece inúmeros registros: Cliques, compartilhamentos, interações e até quantos perfis foram alcançados.
E como fazer para atrair tudo isso levando em consideração todas as ferramentas disponíveis? É aqui que entra o Copywriting, que é uma técnica de escrever textos persuasivos, que podem guiar o público para a tomada de decisão. Aqui também pode ser utilizado no storytelling – forma de comunicar uma ideia com uma narrativa, tipo uma história de vida. Com certeza você já viu resultados de vendas online passando pelas mídias, isso faz parte desse conceito.
O E-mail Marketing já é autoexplicativo, é a forma de atrair os leads através do e-mail, assim conduzindo o cliente à compra ou serviço que está sendo oferecido. O blog também pode ser um canal importante para isso, já que é o melhor lugar para a postagem de conteúdos.
Investimentos para o Marketing Digital
Levando em consideração todos os tópicos sobre o Marketing Digital, vem a seguinte pergunta: Preciso pagar alguma coisa? Depende (brincadeira!), você escolhe qual caminho deve seguir. É por isso que existe a mídia paga e a mídia orgânica.
A orgânica é baseada na frequência de conteúdo que você produz sem nenhum pagamento adicional pela promoção de uma campanha, por exemplo. Esse caminho exige mais tempo, já que o alcance depende do compartilhamento e relevância que o conteúdo pode ter para determinado público.
A paga é aquela promovida através de um investimento financeiro. Nela você pode selecionar quantos dias o seu conteúdo vai ser divulgado, a quantidade de contas que devem ser alcançadas e etc. Indicamos que um bom uso da mídia orgânica e paga pode trazer muitos benefícios para seu negócio.
Devo procurar uma agência especializada?
Sobre procurar uma agência de Marketing, muitas vezes é recomendado já que são muitos conceitos – principalmente para quem está dando os primeiros passos. Imagine que além das ferramentas é necessário ter todas as técnicas que um profissional tem.
Ao contratar os serviços de uma agência você pode ter a assessoria de especialistas como analistas de mídia e conteúdo, assistente de marketing, redatores e designers. Dessa forma seu trabalho é bem completo e com identidade.
Saiba como começar no Marketing Digital
Primeiro passo: Faça um diagnóstico da sua empresa – Qual o nicho? Como a empresa trabalha? Quais serviços são oferecidos? Isso pode trazer uma boa análise do estado atual da sua empresa e levantar as necessidades de investimento em marketing.
Segundo passo: Defina quem é a persona da sua empresa. Já sabe quais são os serviços que você oferece, quem você quer alcançar?
Terceiro passo: Faça um planejamento estratégico. Trace uma linha daquilo que precisa atingir e estabeleça suas metas.
Quarto passo: Não desista! Acompanhe seus resultados e ações daquilo que você produziu.
Se você precisa de ajuda para começar no Marketing Digital entre em contato com a gente! Clique aqui para saber mais!
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