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Como criar um site: confira o passo a passo para fazer o seu do zero

out 3, 2022 | blog, Marketing Digital, SEO, Site

Saiba como criar um site do zero com a sua própria identidade visual; veja o passo a passo

Criar um site significa que você quer e precisa estar inserido no marketing digital. Como já falamos anteriormente, a forma de criar conteúdo na internet precisa ser bem analisada para que o público seja atraído.

Um site é a melhor forma de atrair esse público alvo, conteúdos direcionados, identidade visual bacana e, principalmente, do seu agrado! 

Antigamente as formas de se criarem sites pela Internet era um caminho mais difícil, já que seria necessário muito conhecimento das linguagens de programação. Hoje em dia esse caminho já é diferente, temos várias ferramentas com outras alternativas.

“Ah, mas minhas redes sociais são movimentadas, não preciso de site” – é aí que você se engana. Mesmo que o seu negócio faça um sucesso nas redes sociais, não ter um site é como um desperdício de tudo o que você faz. 

Nos blogs você tem a oportunidade de criar uma audiência que é só sua. Então vamos aprender como fazer um site do zero? Pegue caneta, papel e vamos nessa!

 

O que é o site?

Site é um conjunto de páginas ordenada num servidor de internet, costumamos comparar com uma casa. Por exemplo: na sua casa tem sofá, mesa, cadeira, cama e tudo isso  compõe o que você chama de lar, assim como o site que tem várias páginas e juntas compõem o que chamamos de blog. 

 

Para que serve um site?

Depende, serve para uma série de objetivos, mas é algo sugestivo. Pode ser usado para alavancar nas vendas ou até mesmo para ter mais alcance.

 

Como um site funciona?

Como já falamos anteriormente, o site é uma amostra do conteúdo que você selecionou e elaborou. Todas as vezes que alguém clica no link (URL) consegue acessar as suas páginas. 

 

Como é feito um site?

Para saber como é feito um site precisamos ter em mente que: ele é um domínio que armazena seus conteúdos para gerir sua produção de conteúdo.

 

Por que sua empresa precisa de um site?

Nós sabemos que para quem tem empresa e negócios a lidar, um site pode ser um trabalho muito mais complicado, mas vamos entender: O site é o principal canal de estratégia do Marketing Digital, ou seja, seu negócio vai precisar de um se quiser atingir mais vendas.

A outra questão é que eles conduzem o público a um canal quando o assunto é pesquisado, ou seja, mais visibilidade para seu conteúdo.

 

É possível criar um site sozinho?

É possível sim criar um site sozinho! Por isso hoje em dia temos tantas ferramentas que podem ser usadas para isto. 

 

Qual a diferença entre site, blog e perfil nas redes sociais?

O blog funciona como uma revista virtual, ou seja, que permite engajar com o público. Então o conteúdo precisa ser atualizado com uma frequência para que as pessoas acessem com frequência e acompanhem todas as atualizações.

O site, diferente do blog, já é como uma vitrine – de loja mesmo, então é algo que não precisa ser atualizado com tanta frequência. No site são colocadas apenas as informações essenciais. 

O perfil nas redes sociais já é algo mais dinâmico, ao mesmo tempo que você oferece conteúdo, você oferece interação. Isso pode ajudar a viralizar a marca.

O mais indicado é que se você quer alavancar seu negócio, você deve apostar nas 3 opções:

  • o site é sua vitrine então monte com os links para o blog e perfis nas redes sociais;

 

  • o blog é sua revista, então você precisa criar promovendo o engajamento dos visitantes nas redes sociais e usando o site como complemento de conteúdos;

 

  • as redes sociais crie para promover os conteúdos do blog e do site.

 

Quais são os tipos de site que existem?

Sim, existem mais de um tipo de site. Afinal de contas, são vitrine e cada um tem seu estilo. Então vamos entender juntos:

– Site institucional 

Este serve como um cartão de visita de uma empresa, produto ou marca. A ideia é reunir todo o conteúdo essencial – de informações rápidas em um só lugar. 

Neste formato recomendamos que seja colocado informações sobre os outros canais da sua empresa, porque assim o cliente vai ter a chance de escolha sobre qual meio ele deve se comunicar.

– Site dinâmico 

Como o próprio nome diz, o site dinâmico vai fazer com que a página tenha mais funcionalidades. Então mesmo que tenha um cartão de visitas, por exemplo, o público vai poder acessar e interagir com algo da página.

 

– E-commerce 

O nome é difícil, mas o E-commerce é um dos melhores caminhos para quem quer fazer negócios pela Internet.

É literalmente uma loja virtual! Ou seja, no momento da criação, não se esqueça de elaborar uma página de pagamento para seu negócio. 

Ah, e arrasa na identidade visual aqui, muitos clientes são atraídos pela beleza da página, isso pode ser um super potencial para suas vendas.

– One Page

One page em tradução livre para o português significa: Uma página. E é isso mesmo, o tipo de página ONE PAGE se trata daquele site que só tem uma página.

O objetivo é fazer com que o público não precise ficar navegando entre as categorias e abas quando tem apenas um lugar para olhar.

 

– Hotsite 

É basicamente uma página de destaque, por exemplo, você tem uma loja virtual (estilo E-commerce) e precisa de um local para destacar uma super promoção, use o hotsite.

 

– Landing Page

As landing pages são páginas externas do site principal e usadas com foco maior em conversão. Dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, um e-book pode ser disponibilizado dentro desse site. O objetivo é que o visitante preencha as informações e, em troca, receba o conteúdo de qualidade, relevante e gratuito. 

Como criar um site do zero: conheça o passo a passo

Agora que você entendeu o que é, para que serve e como funciona um site. É preciso aprender como criá-lo, parece um longo processo, mas com o passo a passo fica mais fácil.

  1. Registre um domínio 

Existem inúmeros domínios, os mais conhecidos são: (.com), (.com.br). Há outras mais específicas, depende da categoria. Por exemplo: (.edu), (.gov).

Atenção: Para ter um domínio é preciso pagar por ele, porque é algo que vai ser só seu. Como uma identidade para seu site mesmo.

Mas fique calmo! O valor é baixo, são cerca de 30 reais por ano. 

  1. Hospede seu site 

É como se o domínio fosse a sua casa, mas para que você a construa, você precisa de um terreno. O terreno é sua hospedagem.

Vale lembrar que muitas empresas trabalham com os serviços de registro e hospedagem. Assim, se você ainda não registrou seu domínio, pode fazer isso ao contratar a hospedagem. 

 

  1. Escolha um construtor de sites

Os construtores de site trazem temas  prontos e muitas funcionalidades para que você use no seu site. Ou seja, não precisa ter todo aquele conhecimento de programação para criar sua página na web do jeito que quiser.

Você pode combinar e personalizar do jeito que quiser. Basta saber fazer uma boa escolha.

O construtor de sites mais usado é o WordPress.org. Além do WordPress, existem outros construtores interessantes que você pode experimentar, como o Wix e o Joomla!.

  1. Defina seu objetivo

Em outros artigos já falamos sobre a importância de se programar para gerir uma rede social como meio do Marketing Digital, isso vale para tudo! Então é bem necessário que haja um planejamento com seus objetivos. 

Algumas funções são bem comuns a quase todos os sites:

  • apresentação de uma linha de produtos e serviços;
  • divulgar o endereço físico da sua empresa;
  • trazer confiança da sua marca por meio de depoimentos de clientes, cases de sucesso ou apresentações da sua equipe;
  • divulgação de materiais educativos e outras ofertas para gerar clientes potenciais;
  • abrir um canal de contato com a sua empresa;
  • entre outros.

 

Essas funções podem ser distribuídas em seu site, mas além disso a dica é que você defina um objetivo principal. Como faz isso? Responda às seguintes perguntas e terá o resultado: 

  • Quem é seu público?
  • Qual conteúdo ele espera encontrar em seu site?
  • Como organizar suas páginas para que ele fique satisfeito?

 

  1. Liste as seções do seu site

Dividir seu site em seções é muito importante, assim a sua página consegue ter muitos alcances e informações importantes. Os clientes e potenciais clientes querem saber mais a respeito de quase toda empresa. 

A dica que daremos hoje é que separe suas seções nos seguintes tópicos: 

  • página inicial;
  • quem somos;
  • produtos ou serviços;
  • clientes;
  • portfólio ou principais cases de sucesso;
  • contato. 

 

  1. Escolha um tema

Você precisa escolher um bom tema. E, agora que o objetivo do seu site e que as páginas que estarão contidas nele estão mais claras, vai ser fácil escolher um visual bem marcante.

  1. Produza conteúdo

Já falamos aqui sobre a importância em produzir conteúdo para que o público goste de acompanhar a sua página. Seu tema, sua página, seu domínio pronto, agora é a hora de escrever. 

 

  1. Crie imagens 

As imagens podem ser 100% responsáveis pelo interesse das pessoas na sua página da web, tá aí a importância da criação da identidade visual – imagens também entram neste tópico. 

O mais importante é que você saiba agregar as imagens ao seu texto e pronto! O alcance e a credibilidade podem aumentar consideravelmente. 

O processo de como você deve criar o seu site tem várias etapas, nós sabemos, mas quando seu objetivo for alcançado, os resultados para seu negócio serão incríveis. 

Nós da Agência X3 podemos te ajudar a desenvolver o seu site, entre em contato e solicite um orçamento! 

 

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