Para quem pesquisa e conhece o mínimo do que é o Marketing Digital sabe que há duas formas de ter um crescimento pela internet. O orgânico, que é a forma de você produzir materiais relevantes para seu público e ter o alcance a partir de compartilhamentos.
E o pago, que é quando você investe uma quantia de dinheiro para que uma publicação sua seja promovida e tenha um alcance maior. A grande dúvida é, onde eu devo investir? Existem duas ferramentas, atualmente, onde você pode apostar.
A primeira é a Google Ads e a segunda é o Facebook Ads. Já adiantamos que se você está com dúvida em qual, melhor investir nos dois! Isso mesmo, nos dois, mas antes vamos entender os diferenciais de cada uma para isso.
Google Ads
O Google Ads – anteriormente chamado de Google Adwords – é a plataforma de anúncios e principal fonte de receita do Google. Nessa ferramenta, você mesmo pode decidir onde quer exibir seus anúncios, assim levando para a rede de pesquisa de diversos sites.
Apesar de parecer fácil, é levemente complexo, já que o Google Ads funciona como um leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques – mas nem sempre a maior oferta ganha. Isso porque o Google usa como requisito o seu chamado Ad Rank.
Ad Rank é a soma do índice de qualidade com o lance (dinheiro), ou seja, é preciso que seu anúncio seja realmente bom para subir nas métricas. Para criar um bom conteúdo é bom ter relevância e um foco para achar o público alvo.
Para anunciar no Google é importante saber quais os espaços que você tem disponível. São eles:
- Rede de Display: São portais de notícias, blogs, sites. Aqui você pode segmentar suas campanhas e incentivar o público a notar sua empresa.
- Rede de pesquisa: São as exibições em resultados de buscas com a utilização de palavras chave. Nesse caso, o anunciante só paga quando recebe cliques.
- YouTube: Todo mundo conhece essa plataforma, lá é possível criar propagandas que são mostradas antes, durante ou depois dos vídeos. Aqui você pode segmentar de acordo com os interesses também.
- Shopping: Divulgando aqui o seu produto pode aparecer no Shopping do Google.
- Aplicativos: Nesta categoria te permite impulsionar a instalação de aplicativos das redes do Google.
Agora que já sabemos quais são as possibilidades do Google Ads, vamos descobrir o que não é recomendado para quem quer usar o Google Ads:
- Falta de Planejamento: Esse é um dos maiores erros que os iniciantes cometem no Google Ads, isso porque se você investe deve focar no objetivo principal. Deve haver um plano estratégico para aquilo, lembre-se de que a plataforma não avalia apenas a quantidade de dinheiro, mas sim a qualidade do seu produto.
- Falta de Dedicação: Outro ponto que também pode deixar o anunciante frustrado é a rapidez no qual ele faz um perfil e uma conta para “depois arrumar”. Não cometa esse erro! Tire um tempo e faça sua conta com toda a cautela possível para obter os melhores resultados.
- Falta de Variedade: Evite focar apenas no Ads e não diversificar os seus canais, assim você terá dificuldades em conseguir dominar o mercado da melhor forma.
Depois de ver toda essa explicação, não gostou da plataforma? Calma que ainda não acabou.
Facebook Ads
Com certeza você já viu aquelas publicações do Facebook onde tem escrito “Patrocinado”, isso é um exemplo de anúncio feito pelo Facebook Ads. Diferente do Google Ads, ela é focada em obter os clientes a partir da própria rede social. Afinal de contas, ela é a maior rede social do mundo!
O planejamento do Facebook Ads tem que ser focado no resultado que você quer. O objetivo pode auxiliar na criação da propaganda que você vai fazer. Assim como no Google, a rede social também tem diversas formas de anúncio. Veja quais:
- Marca: Tenha o reconhecimento da sua marca para alcançar mais pessoas que prestem a atenção devida ao seu conteúdo. Isso leva ao alcance, onde você exibe seu anúncio para o máximo número de pessoas.
- Tráfego: É uma alternativa bem importante, já que nisso você pode levar o seu público até outras páginas do seu negócio.
- Envolvimento: Faz com que as pessoas desenvolvam certa conexão de conteúdo. Quem não tem aquela página preferida que todo dia vai dar aquela conferida nas novidades?
- Cadastros: Incentive o seu público a realizar cadastros na sua página, seja para fazer uma compra ou até mesmo para divulgar informações.
Diferente do Google, o Facebook Ads é mais suave, já que não se trata de uma divulgação estilo “leilão”. Nessa plataforma é importante que o anunciante esteja ciente da área que sua empresa atua para melhor propaganda.
Um ponto muito interessante é que ao aderir o Facebook Ads você também pode promover as publicações do Instagram, basta vincular as duas contas e pronto! O único requisito para isso é criar uma página no Facebook, depois é só sucesso.
Os resultados dependem de quanto tempo vai ser divulgado, o formato escolhido e principalmente a segmentação do público. Ou seja, o público-alvo.
Dica: Observe as métricas
Ainda está em dúvida em qual deve investir muito ou pouco? Aqui vai a dica: Observe suas métricas. O maior erro entre aqueles que começam no meio do marketing digital e anúncios é não observar o que vai adiantar ou o que deve mudar.
O ideal é que comece pelo Facebook Ads por ser uma plataforma relativamente mais fácil. Veja o quanto de alcance você teve, faça uma análise do anúncio que você elaborou e compare com sua meta.
Ao fazer uma conta no Google Ads, se dedique ao máximo para elaborar um conteúdo bem relevante para seu público-alvo e faça as mesmas observações.
Ao final de tudo veja qual dos dois chegou mais perto de cumprir com as expectativas e qual foi o melhor de se manusear com o público-alvo. Deu novos clientes? Como ficou seu alcance? E seus cliques?
Assim você pode fazer uma ampla divisão do seu orçamento e uma valorização daquilo que você investe! Com isso tendo mais visibilidade e controle da sua verba, entendendo quais anúncios estão performando melhor.
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