Se você ainda não usa estratégias de e-mail marketing para aumentar o lucro de seu negócio, aprenda agora mesmo como fazer isso
O e-mail marketing é uma forma de comunicação direta entre uma empresa e seu público. Geralmente, o e-mail marketing é planejado como uma campanha, em que vários tipos de mensagens são enviados conforme um objetivo.
Deste modo, diferente do spam, uma estratégia de e-mail marketing funciona conforme o funil de vendas, chegando em pessoas interessadas em sua informação, em seus serviços ou produtos.
Embora algumas pessoas acreditem que o e-mail é um canal de comunicação ultrapassado, elas não poderiam estar mais enganadas. Atualmente, mais da metade da população mundial tem um e-mail ativo.
Além disso, segundo os dados do Statista, o número mundial de usuários de e-mail em 2021 foi de 4,14 bilhões. Ou seja, houve um aumento de 110 milhões de novos usuários em um ano. A previsão para 2025 é que este número passará de 4,5 bilhões.
Com base nisso, você consegue perceber a importância de desenvolver uma estratégia de e-mail marketing tanto para gerar novos leads como para fidelizar os antigos, não é?
Além disso, as redes sociais funcionam para uma comunicação mais casual, enquanto o e-mail apresenta funcionalidades mais amplas. Quer saber como usar o e-mail marketing para alcançar os seus clientes? Confira nossas dicas!
4 Dicas práticas de e-mail marketing
Seja para estreitar o relacionamento, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos, aumentar suas vendas, educar seus leads ou promover seus produtos. Enfim, seja qual for seu objetivo, coloque em prática essas dicas fundamentais para otimizar seus resultados. Confira!
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Foque no assunto
A primeira coisa que o usuário de e-mail lê é o assunto. Desta forma, o assunto do seu e-mail é tão importante quanto seu conteúdo. Isso porque, se ele não for atrativo o suficiente, seu lead pode nem abri-lo.
Portanto, não use assuntos genéricos como “Newsletter#Jan25”, isso não atrai, nem desperta a vontade do leitor. Deste modo, tende a ter uma taxa de abertura menor que assuntos planejados e bem escritos. Mas, planejado como, X3?
Quer um exemplo? Números e percentuais despertam mais interesse no leitor, como:
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Além disso, vale ressaltar a quantidade de caracteres usados na escrita do assunto. Isso porque, assuntos muito longos são cortados em visualizações de dispositivos móveis. Logo, o ideal é usar entre 20 e 40 caracteres.
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Inclua imagens
O e-mail apresenta uma tela em branco e você precisa aproveitar essa vantagem, incluindo elementos gráficos que chamem a atenção do seu leitor. Geralmente, em campanhas de e-mail marketing recomendam-se 40% de imagem e 60% de texto para aumentar a taxa de entregabilidade.
No entanto, alguns cuidados precisam ser aplicados para o seu e-mail não ser bloqueado, tais como:
- Cada imagem deve pesar no máximo 100 kbps;
- Insira no layout no máximo 470 kbps em imagens;
- Use o formato HTML;
- Distribua o conteúdo entre texto e imagens;
- Use all tags nas imagens, ou seja, adicione um texto que a descreva;
- Coloque links nas imagens.
Vale ressaltar que alguns provedores entendem como spam e-mails que possuem apenas imagens, por isso, o ideal é mesclar seu uso com textos. Contudo, saiba usar essa vantagem com atenção, para evitar que a imagem substitua ou oculte seu texto.
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Use a segmentação
A personalização do e-mail marketing é uma das estratégias mais usadas pelas marcas, aumentando a taxa de aberturas e de cliques. Para isso, você precisa segmentar seus contatos e então irá conseguir uma comunicação muito mais eficaz.
Atualmente, existem várias formas de aplicar a personalização em seus e-mails, desde o interesse de seu contato como por produtos de páginas que ela navega. Assim, fica fácil enviar um e-mail mais assertivo no exato momento de compra daquele lead, não é?
Para esclarecer melhor, veja alguns exemplos simples de personalização bastante usados e eficientes no envio de e-mails:
- Nome do contato: “Laura, você ganhou um desconto especial!”
- Interesse: “Quem gosta de ler, não pode perder isso!”
- Cargo: “Confira este método para inovar suas aulas!”
Em síntese, você acrescenta uma variável com base em sua estratégia de segmentação para se aproximar do leitor. E assim, busca personalizar a linguagem usada na mensagem e outros fatores para entregar exclusividade ao seu lead.
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Alterne seu tipo de e-mail marketing
Existem diferentes tipos de e-mails, cada um deles atende um determinado objetivo. Ou seja, o envio dos e-mails é feito para atrair novos contatos, divulgar produtos, promover serviços, convidar para eventos, enfim. Conheça os tipos mais usados:
- Newsletters: Esses e-mails são os mais tradicionais. Traduzindo, significa boletim de notícias. Basicamente, trata-se de um envio periódico de mensagens em torno de um tema, informando e atualizando sobre seu negócio ou nicho. Desta forma, este tipo de mensagem serve para nutrir o relacionamento com seus leads.
- Promocionais: este é o tipo mais comum, em que a função principal é vender produtos ou serviços. Portanto, prevalece sua abordagem comercial, disponibilizando ofertas, descontos, preços e links diretos para compra. A Evolution Nutrition possui um case de sucesso com este tipo de e-mail, em que gerou 14 mil reais em apenas um e-mail assim.
- Pesquisas: com este tipo de e-mail você tem a oportunidade de conhecer melhor seus clientes, suas preferências e suas opiniões. Geralmente, isso é feito através de uma pesquisa de satisfação, após uma compra, por exemplo. Assim, você traça o perfil de sua persona, melhora sua segmentação e entende melhor o mercado.
Top 3 ferramentas de e-mail marketing
Quem deseja usar o e-mail marketing para otimizar os resultados de seu negócio precisa escolher uma ferramenta que automatize os envios. Além disso, as ferramentas segmentam a base de contatos, monitoram as métricas e oferecem vários recursos que melhoram sua estratégia. Sendo assim, conheça 3 opções bastante usadas para isso:
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Mailchimp
Uma das ferramentas mais famosas do mundo, conta com 13 milhões de empresas atendidas. Isso porque ela permite integrar plataformas, como o WordPress e Shopify, por exemplo.
Deste modo, você ainda pode usá-la na versão gratuita que oferece todas as funcionalidades básicas. Como o criador de sites, CRM, formulários, assistente criativo, páginas de destinos e domínio do MailChimp.
Contudo, o envio ilimitado de e-mails funciona somente na versão paga, disponível em diferentes valores conforme os serviços que deseja.
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RD Station
Neste caso, a ferramenta é uma das mais relevantes no país, criada pela Recursos Digitais, sendo amplamente usada na automação de marketing. Dentre seus recursos, viabiliza criação de campanhas e nutrição de leads, facilitando vendas valiosas e aumentando resultados.
Além de e-mails marketing, o RD Station apresenta outras funcionalidades, como criação de landing pages e gestão de anúncios. Entretanto, não existe uma versão gratuita da ferramenta.
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Constant Contact
Outra ferramenta bastante usada para e-mail marketing é este plugin de WordPress. Embora menos robusta, oferece todo suporte desde a gestão até o disparo de e-mails para bases de contato.
Desta forma, o plugin apresenta também outras funções, como criação de landing pages, envio de SMS, integração com o Facebook e Instagram ADS. Ou seja, tudo para otimizar processos com eficácia.
Ademais, uma de suas vantagens é sua infraestrutura leve e prática, com interface simples e intuitiva, sendo uma ótima opção para os pequenos negócios que desejam se consolidar no digital. Infelizmente, não possui versão gratuita, mas apresenta bons valores.
Conclusão
Agora que você já conhece a importância do e-mail marketing e já tem as dicas fundamentais para iniciar sua estratégia, planeje suas campanhas, executando nossas dicas e alcance muito mais clientes.
Mas, se você precisa de uma agência para te ajudar com o marketing de sua empresa, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar você!
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