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Ainda vale a pena ter um blog? Descubra agora!

out 3, 2022 | Marketing Digital, blog, Facebook Ads, Google Ads, Instagram, SEO

Os blogs sempre estiveram no topo no que diz respeito aos conteúdos de Marketing Digital, mas com tantas outras redes sociais que servem para gerar conteúdo há uma certa insegurança sobre compensar fazer um blog. E sim, mesmo em 2021, ainda vale a pena criar um blog. 

Tudo deve ser feito com o máximo de planejamento, já que você vai precisar estruturar, gerar conteúdo de valor para os leitores, resolver suas dúvidas e transformar tudo isso em uma oportunidade de negócio. 

Os blogs são responsáveis por boa parte das estratégias de marketing das empresas que buscam uma visibilidade e audiência fiel. Por isso foi possível observar que nos últimos anos houve a chamada explosão de conteúdos, principalmente para blogs corporativos. 

O grande problema é que muitas empresas publicaram conteúdos só para seguir a tendência, ou seja, não usaram uma estratégia por trás. Assim surgiu uma parcela da internet cheia de publicações e conteúdos superficiais que não trouxeram resultados e ainda desgastaram o serviço deste setor. 

Vale lembrar que depois dos blogs, vieram as redes sociais que ganharam um super espaço dentro da web. Inclusive, muitos influencers que trabalhavam com os sites hoje estão em outras plataformas como o Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e até o TikTok. 

Para que entenda melhor as vantagens de ter um blog, é bom saber o seguinte: Posição no Google. Diferente de todas as outras redes sociais, o Google ajuda na posição de tráfego. Quase 30% das movimentações na internet são geradas pelos buscadores, o que mostra o imenso potencial nessa parte. 

Conteúdos de blog 

Como já vimos por aqui, para criar uma nova rede de conteúdo é importante que haja relevância e qualidade. A parte principal da criação do blog é a criação de conteúdo. Um blog não existe se não tiver material suficiente para o leitor. 

Para isso é necessário que você já tenha decidido qual é a marca que seu negócio vai deixar. Além de ter em mente qual o público-alvo, qual o tipo de mídias que vai usar e quais são os temas que vai abordar. 

Dentro de um blog você pode utilizar sempre ferramentas como: Fotografia, vídeos, textos, infográficos e até mesmo áudios. 

Quando conteúdos tem qualidade e reconhecimento, as páginas do blog ganham pontos no ranqueamento do Google e sobem de posições, assim quando alguém pesquisar sobre o tema do seu blog, o site pode aparecer nas sugestões de pesquisa. Legal, né?

Com tudo isso você é capaz de obter a chamada autoridade digital – que é dar ao seu negócio a figura de referência sobre um determinado assunto. O objetivo com a autoridade é aumentar o grau de influência nos clientes e construir a imagem de que sua marca é referência no segmento, trazendo credibilidade e importância para seu negócio. 

Assim a gente consegue observar a importância do uso do Marketing de Conteúdo, realizar toda uma estratégia em cima disso para que haja um trabalho sólido durante todo o planejamento. O papel do Marketing de Conteúdo, neste caso, é entregar valor para os clientes, para – além de vender o seu produto ou serviço – passar conhecimento. 

 

Conexão com o público

A conexão com o público tem que ser feita a partir da seguinte observação: Seu conteúdo é relevante, a frequência é constante, já tenho meu público-alvo, logo, tenho meu público fiel.

Uma matéria, publicada pelo SMBR, informou que o futuro do marketing está na conexão emocional entre empresa e cliente. Isso porque os seres-humanos são considerados seres emocionais por uma questão biológica. 

O mais interessante é que o artigo também aponta que podemos ser movidos pela privação de riscos. Porque gostamos de nos sentir seguros e protegidos, assim devemos pensar que quando elaborarmos um blog de conteúdo, tem que haver alguma conexão com aquele que lê. Veja alguns tópicos: 

 

  1. Satisfação: Além de atender a necessidade o cliente é necessário superar as expectativas, porque então ele reconhece que você entrega mais do que ele espera. 

 

  1. Melhoria: Faça o cliente se tornar melhor, mais inteligente e mais capaz de usar do seu produto/serviço. Isso reforça a reputação do seu negócio. 

 

  1. Presença: Cria um relacionamento com seu público. Não há nada mais gratificante do perceberem que podem contar com você. 

 

Para melhor entendimento do assunto é bom entender que alguns conceitos podem ser diferentes, uma pessoa compartilhar o seu conteúdo não significa que ela já está conectada com você de maneira intensa, mas também que não está. Por isso existem os três graus da conexão emocional. 

– Compartilhamento, onde o usuário interage com sua marca. 

– Ligação, onde a confiança está estabelecida. 

– Fusão, quando um usuário e uma marca se tornaram uma forma de expressão mútua. 

Fique atento às dicas 

  1. Tenha planejamento: Trace uma linha, daquilo que é sua marca, seu público, seu produto, suas diretrizes. Organize também uma agenda com todas as publicações do blog.
  2. Otimize as páginas com SEO: Os textos para serem ranqueados nas páginas do Google precisam ter o mínimo das boas práticas de SEO – que é a otimização da plataforma. 
  3. Integre o blog com outros canais de marketing digital: Um blog não pode se divulgar sozinho, utilize as redes sociais, e-mail marketing, entre outros.

Além disso, pratique a autenticidade! A melhor maneira de ser reconhecido é não ser a “mesma coisa” que outras empresas e/ou negócios. Atualmente os consumidores esperam que uma marca seja conectada à eles de maneira instintiva. 

– Tenha sua própria identidade! 

Não se esqueça de ter empatia. Essa é uma das maneiras mais fáceis de criar uma conexão com o público. Por isso a importância desse método quando estiver no estágio de compartilhamento.

– Seja atencioso quanto aos seus clientes!

Por último e mais importante, conte histórias. O storytelling pode construir fortes pontes entre você e seus consumidores, assim não importa o quão grande ou pequena seja a empresa, a narrativa tem um papel fundamental. 

– Uma história pode inspirar muitas outras!

Se tudo o que viu aqui for colocado em prática, as vendas e o tráfego podem ser potencializados a um nível tão bom ao ponto de conseguir bater sempre sua meta de negócios. 

Se você precisa de ajuda para cuidar dessa e outras estratégias de marketing para sua empresa, conte com a gente! Entre em contato, estamos prontos para ajudar o seu negócio crescer! 

 

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