(11) 98829-2302 contato@agenciax3.com.br

O Golpe da Compra Confirmada explodiu, aumentando 75%! Não subestime os riscos!

fev 10, 2023 | Importante

Golpe da Compra Confirmada

A OLX e o AllowMe, plataformas de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, mapearam as principais ameaças que assombram nossa segurança digital na atualidade. Em 2023, essas fraudes, por consequência do avanço tecnológico, podem se tornar ainda mais presentes na vida das pessoas. Não podemos nos esquecer que, com facilidades, também aumentam os riscos de golpes. Por isso, nossa responsabilidade deve ser redobrada. É preciso estar sempre atento às estratégias de golpistas e evitar cair em armadilhas ao fazer compras ou lidar com informações pessoais. O Dia Internacional da Internet Segura nos alerta para a necessidade de estarmos vigilantes e nos prepararmos para os possíveis riscos.

O Golpe da Compra Confirmada foi o maior vilão de 2021, liderando a lista com 57% dos casos e um aumento absurdo de 75% em relação ao ano anterior. O Falso Anúncio também entrou na lista, com 37% dos casos e um aumento ainda maior de 52%. 

Por último, mas não menos importante, temos o Roubo de Dados, que aparece em terceiro lugar, com 6%, embora em 2022 tenha ocorrido uma tentativa de roubo de contas a cada minuto. 

Por esses motivos, não podemos deixar de nos preocupar com a segurança digital e nos mantermos atentos a esse tipo de crime, pois os golpistas estão cada vez mais ousados e sofisticados em suas ações. Ainda que as estatísticas mostrem que o cenário é alarmante, é possível proteger-se com as devidas medidas de segurança.

Quase R$ 551 milhões em prejuízo. É o resultado terrível dos golpes aplicados em 2022. Eletrônicos são os mais visados e os smartphones ocupam o primeiro lugar: 45% de todas as fraudes. 

Foi identificado um aumento alarmante de casos de golpes envolvendo produtos eletrônicos! Os iPhones são os mais visados, respondendo por 72% dos casos. Os videogames vem em segundo lugar, com 16%, sendo que os da marca PlayStation são os mais escolhidos pelos golpistas, respondendo por 65% destes casos. Por fim, os computadores ficam com 15%.

 

 

Conheça o comportamento dos bandidos

Golpistas não agem como a imagem clássica que se tem deles, não são solitários e nem desorganizados. Estão organizados em associações criminosas que se articulam em rede e criam inúmeras contas falsas, usando dados verdadeiros de outras pessoas. Estão sempre tentando atrair o maior número de vítimas possível, seja com anúncios mentirosos ou abordando pessoas para que comprem itens que foram anunciados. É uma prática que deve ser combatida com todas as forças, pois estas associações criminosas estão tentando tirar proveito da inocência e da ignorância de quem procura por produtos e serviços. É necessário que se tome providências para proteger aqueles que podem ser enganados por estes golpes, pois a vida de muitas pessoas pode ser prejudicada.

70% das tentativas de fraude aconteceram durante o horário comercial. Isso quer dizer que os criminosos estão cada vez mais ativos e sabem que é nesses dias que os negócios estão mais aquecidos. E, para piorar ainda mais a situação, marcamos em média 17 tentativas de fraude por hora. Isso significa que os criminosos estão usando dispositivos comprometidos para realizar suas tentativas, seja em celulares ou computadores. 

O último ano nos mostrou que 83% das transações foram realizadas pelo celular, com apenas 1% delas sendo identificadas como tentativas de fraude. No entanto, as transações por computador, que representam 17% do volume total, tiveram resultados bem mais preocupantes: 3% das transações foram identificadas como tentativas de fraude. É impressionante como as tentativas de fraudes se tornam ainda mais frequentes quando as pessoas usam computadores. 

 

Fique por dentro dos principais golpes e saiba como se proteger. Descubra como evitar riscos e garantir sua segurança.

 

O Golpe da Compra Confirmada é uma versão moderna do famoso envelope vazio. Os fraudadores agora enviam um falso comprovante de depósito diretamente para o e-mail ou aplicativo da vítima, fazendo-a acreditar que o pagamento já foi efetuado e o produto já foi entregue. É o golpe mais usado em 2022.

Quando a vítima percebe o golpe, infelizmente o fraudador já foi embora com o produto. Se isso acontecer, infelizmente não podemos mais ajudar.

 

 

Como prevenir

Gostaríamos de aconselhar para que só entregue o produto após ter confirmado o depósito na conta bancária ou carteira digital. Tenha todas as conversas pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens. Desconfie de mensagens ou e-mails que simulam comunicados oficiais das empresas. Sempre verifique o domínio do e-mail (noreply@nomedaempresa) para certificar-se de que se trata de uma mensagem legítima. Verifique sempre o status da negociação no site para se certificar de que tudo está seguindo como previsto.

 

 

Anúncio falso

Se você está à procura de ótimos negócios, fique atento! Há alguns fraudadores que estão inserindo anúncios de produtos nas plataformas de compra e venda com preços muito abaixo do valor de mercado. 

É tentador acharmos que se trata de uma ótima oferta, mas este tipo de golpe acaba prejudicando quem cai. Por isso, é importante sempre procurar por informações confiáveis antes de efetuar qualquer pagamento. Assim, você pode realmente aproveitar as melhores ofertas, evitando possíveis prejuízos!

 

 

Como se prevenir:

Se você está buscando por algum produto, opte por usar as modalidades de compra garantida das plataformas, que possibilitam a você reaver o valor pago em situações como essa. Se preferir negociar diretamente, espere receber o produto antes de realizar o pagamento. Fique atento a preços muito baixos e não hesite em denunciar anúncios suspeitos. As plataformas verificarão o anúncio e tomarão ações para garantir sua segurança. Assim, você encontrará o melhor produto pelo melhor preço e com total segurança.

 

Roubo de dados

Nunca compartilhe informações pessoais, como seu número de celular, endereço de e-mail, CPF ou dados bancários com terceiros. Se você receber qualquer link para preencher vagas de emprego, não o acesse a menos que seja em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras. Isso é importante para evitar que fraudadores utilizem as suas informações para fins mal intencionados.

Não arrisque seus dados pessoais compartilhando-os com desconhecidos. Isso pode levar a consequências graves, já que há muitos golpistas à espreita, prontos para aproveitar qualquer oportunidade para roubar informações e usá-las para prejudicar você. Se você encontrar algum link para preencher uma vaga de emprego, verifique se ele é realmente de uma página oficial de uma empresa ou recrutadora de confiança. Caso contrário, não preencha nenhuma informação e não acesse o link.

 

 

Como se prevenir:

Quer garantir sua segurança online? Então, não compartilhe nenhum dado pessoal ou senha e mantenha as conversas apenas nos sites oficiais das plataformas. Assim, você estará protegido e não terá que se preocupar com perigos virtuais.

É importante que você se cuide ao navegar pela web. Não forneça informações pessoais ou senhas para ninguém, pois isso pode ser usado para acessar sua conta ou roubar sua identidade. É essencial que você se mantenha seguro e evite correr riscos desnecessários.

Além disso, certifique-se de que todas as suas conversas sejam realizadas no site oficial das plataformas. Dessa forma, você não precisará se preocupar com ninguém que possa tentar hackear sua conta ou roubar suas informações.

Nós da Agência X3 alertamos, tome cuidado sempre que usar a internet. Não exponha informações pessoais ou senhas e mantenha as conversas nos sites das plataformas. Siga essas dicas e você poderá navegar tranquilamente na web sem se preocupar com sua segurança.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =

Nosso time está pronto para te ajudar.

Preencha o formulário abaixo e nosso time entrará em contato o mais breve possível!