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E-mail Marketing vale a pena? Confira 7 motivos

out 11, 2022 | e-mail marketing, blog, Inbound Marketing, Marketing Digital, SEO, Vendas

7 Motivos para Implementar um processo de E-mail Marketing para sua empresa

Por muito tempo, o e-mail marketing foi praticado como spam, fraudes ou abordagens intrusivas, o que levou muitas pessoas a ignorar esse processo. Contudo, a tecnologia assim como novas estratégias surgiram e, hoje, a prática se tornou muito eficiente.

Mesmo assim, você tem dúvidas se deve ou não implementar um processo de e-mail marketing em sua empresa. Então, confira neste post, 7 bons motivos para iniciar sua estratégia com este canal quanto antes. Vamos lá?

O que é e-mail marketing

 

O processo de e-mail marketing se trata de uma prática estratégica para conectar marcas aos seus públicos, por meio de um canal de comunicação usado por mais de 53% da população mundial.

Algumas pessoas se enganam ao pensar que o e-mail morreu depois do surgimento das redes sociais. Isso não passa de um mito sem fundamento. Afinal, o e-mail é o segundo canal mais popular para compartilhar conteúdos relacionados aos negócios com outras pessoas, segundo pesquisa realizada pela Demand Gen Report.

Este pensamento errado se propagou por conta da forma de comunicação em massa que o e-mail marketing foi usado durante algum tempo, há alguns anos. As mensagens enviadas eram pouco relevantes e vistas como spam. Desta forma, entregava transtorno para quem recebia e baixo retorno para quem usava a estratégia de maneira errada.

Hoje, o procedimento é feito de maneira inteligente, tornando-se uma importante e rentável ferramenta de marketing digital. Neste contexto, essa comunicação ocorre entre empresas e pessoas, com vários objetivos de marketing como:

  • Divulgação de produtos;
  • Ofertas;
  • Envio de informações;
  • Entre outros.

Em geral, esses emails são disparados automaticamente por ferramentas específicas. Conforme os dados do Statista, em 2021, o número de usuários de e-mail foi de 4,14 bilhões no mundo. Em 2025, a previsão é de que esse número chegue a 4,59  bilhões.

Ou seja, o uso do e-mail está mais presente do que nunca e só tem a aumentar. Mesmo assim, você quer saber se vale a pena fazer e-mail marketing? Conheça a seguir 7 motivos para implementar este processo em sua empresa.

 

Conheça 7 motivos para usar e-mail marketing

 

1.   Todo mundo tem

O primeiro motivo é que todo mundo tem um. Afinal, os e-mails são a base de diversas outras ações que os usuários realizam na internet. Por exemplo, para acessar as redes sociais, é preciso de um e-mail. Ou seja, ele é praticamente parte essencial das atividades no mundo digital.

Além disso, você já se perguntou desde quando existe este canal? Parece que desde sempre, não é? O e-mail é um item básico de todos os cursos de informática e o primeiro passo para criar uma conta em qualquer website ou blog.

Isso quer dizer que se tem internet, tem e-mail. Afinal, 92% dos usuários da internet possuem ao menos uma conta de e-mail, segundo os dados do portal Fourth Source.

 

2.   O e-mail é pessoal

Um dos principais diferenciais deste canal se trata da exclusividade. Isso porque, ao contrário das redes sociais, o e-mail é um canal bastante pessoal. Deste modo, se trata  de uma comunicação direta com seus consumidores.

Sendo assim, um excelente canal para estreitar relacionamentos, uma vez que os usuários, ao entrar em seu site ou fazer uma assinatura, permitiram essa troca de mensagens.

Desta forma, o e-mail marketing se torna o principal meio de contato com seu lead. Um processo eficiente neste canal pode mantê-lo engajado, fortalecendo o relacionamento e, consequentemente, a imagem da sua marca.

 

3.  Previsibilidade

Quando você realiza um post em alguma rede social, todos seus seguidores recebem sua mensagem? Por conta do algoritmo, nem todos os seus amigos receberão sua publicação.

Mas, isso não acontece com o e-mail marketing. Neste canal, você terá certeza de quantas pessoas irão visualizar sua mensagem. Ou seja, você tem previsibilidade exata. Ao enviar seu e-mail para 50 endereços, todos eles chegarão na caixa de entrada da mesma maneira.

 

4.   Personalizado

Com formato flexível, o e-mail é uma tela em branco para você preencher do jeito que preferir. Assim, este canal vai muito além de descontos, ofertas e promoções.

Devido à possibilidade de segmentação e organização de informações, você pode enviar conteúdo personalizado para seus clientes. Isto quer dizer que você pode direcionar suas mensagens para determinados grupos de clientes ou até mesmo a indivíduos.

 

5.   Nutre e educa seus leads

Para construir um relacionamento sólido com seus clientes o e-mail marketing é fundamental, visto que ele funciona tanto para iniciar ou manter a comunicação de qualidade. Com ele, você consegue estar presente no dia a dia do seu consumidor.

Ao aumentar seus assinantes, você transforma-os em leads qualificados e, consequentemente, em clientes. Para isso, você precisa nutrir os contatos sobre sua empresa e área de atuação. Afinal, é bem mais fácil comprar de quem você já conhece, não é?

 

6.   Canal próprio

O e-mail-marketing é seu canal próprio. Com isso, você possui sua própria lista de contatos, o que se torna um grande ativo da sua empresa. Deste modo, não existe nada, como os algoritmos, te dizendo como e quando você precisa enviar suas mensagens.

Em outras palavras, em redes sociais você depende de uma plataforma, e mesmo que os seguidores estejam em sua página, continuam sendo usuários dela. Por outro lado, o e-mail marketing representa a construção de sua lista de contatos robusta que valoriza ainda mais seu negócio.

 

7.   Impulsiona as vendas

Por conta de seu potencial de segmentação e de estreitar o relacionamento, você possui uma audiência de leads qualificados através da implementação do e-mail marketing. Deste modo, suas estratégias de vendas apresentarão melhores resultados.

Vale destacar que o monitoramento constante das métricas é um dos procedimentos que merecem atenção ao realizar o e-mail marketing. Com elas, você saberá como está a taxa de abertura e a demonstração de interesse do público pelo seu conteúdo.

Inclusive, para quem deseja impulsionar ainda mais suas vendas, confira o Curso de Vendas da X3, no YouTube.

 

Então, e-mail marketing vale a pena?

Com base nesses 7 motivos acima, você percebeu que sua empresa precisa utilizar todos os benefícios que o e-mail marketing oferece. Afinal, os números não mentem, ele é uma ferramenta poderosíssima, confira:

  • O Gmail possui 1 bilhão de usuários ativos no mundo (Statista, 2016);
  • 98,7% das pessoas possuem e-mail pessoa e acessam com frequência (Email Marketing Trends, 2017);
  • A média global de e-mails enviados mensalmente é de 1,38 milhões (MarketingLand,2015);
  • 57% das empresas brasileiras investem no processo de e-mail marketing para desenvolver e nutrir o relacionamento com os clientes (Email Marketing Trends,2017)

Então, você já utiliza o e-mail ao seu favor? Possui uma lista de pessoas interessadas em seu negócio? Se você quer ajuda para implementar um processo eficaz de e-mail marketing para sua empresa, entre em contato. A Agência X3 está pronta para te ajudar!

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