(11) 98829-2302 contato@agenciax3.com.br

O que é NFT: Saiba tudo sobre a tecnologia que paga em dólar

out 3, 2022 | Marketing Digital

NFT se trata de um registro que pode fazer com que você receba em dólar por artes digitais!

A internet nos proporciona muitas possibilidades para ganhar dinheiro, isso é óbvio, aqui no blog da Agência X3 há vários artigos que falam sobre o uso do Marketing Digital como trabalho. Os NFTs são uma forma de você poder adquirir uma boa grana neste ano de 2022.

Desde o ano passado, eles têm ganhado a fama de serem uma das maiores tendências do planeta! Rendendo um aumento de mais da metade das vendas, assim conseguindo subir de 250 para 389 bilhões de dólares em movimentações. 

 

Mas afinal, o que são NFTs?

NFT é a sigla (em inglês) do termo “non fungible token”, que em português significa “token não fungível”. Para entender melhor, se trata de códigos de autenticidade para quem compra. Em uma linguagem mais fácil, funcionam como itens colecionáveis. 

Há pessoas que confundem com o Bitcoin e outros desses tokens, mas o que diferencia o NFT é que eles podem ser transferidos. E se ainda tá com dúvida, entenda, um NFT pode ser QUALQUER COISA DIGITAL, é isso mesmo que você leu. 

O grande lance do NFT é que eles funcionam como uma espécie de assinatura digital, sendo assim, transforma qualquer tipo de mídia em um bem não-fungível. Vale lembrar que, para a economia, algo não-fundível são ativos que não podem ser trocados sem uma alteração no valor. 

A Agência X3 separou uma listinha básica para caso ainda esteja com um pontinho de interrogação na cabeça. Geralmente, os NFTs giram em torno da arte digital, bacana né? Podem ser NFT: 

 

  • Trabalhos artísticos; 
  • Itens virtuais dentro de videogames, como skins, moedas, armas e até mesmo avatares; 
  • Música; 
  • Card digitais colecionáveis; 
  • Ativos do mundo real que possuem um registro digital, como imóveis, carros, até mesmo cavalos de corrida, tênis e itens de marcas famosas; 
  • Terrenos virtuais, entre outros.

 

Para que serve o Token?

O token, ou código digital serve para garantir, ou seja, assegurar que o item é de fato original. Dessa forma, quando você comprar algo com NFT vai ter certeza que só você obtém aquele arquivo em específico. 

Há alguns criadores de conteúdo que usam da imagem pública para a venda de NFTs pela rede. Um exemplo é o dono do canal no YouTube, “O Gato Galáctico”, Ronaldo Souza. Segundo ele, o canal é o primeiro no Brasil a usar energia 100% limpa nos projetos NFT – já que usam painéis solares para a criação das artes

Os NFTs foram criados para que você possa vender ou adquirir algo que não pode ser copiado, mas atenção: o artista ainda pode reter os direitos autorais e de reprodução do que foi vendido. 

Agora que você já entendeu como funciona, o que acha de criar um NFT para gerar renda? Isso é possível! Pegue seu papel e caneta ou abra o bloco de notas do celular e segue o passo a passo. 

 

Como criar um NFT? Qualquer um pode fazer?

A resposta é sim! Qualquer pessoa pode fazer um NFT, mas antes precisa entender sobre como o banco de dados da tecnologia funciona. A Agência X3 separou um resuminho muito fácil de entender sobre isso. 

Toda essa questão de transações, preços e dados são possíveis devido à uma tecnologia chamada de “Blockchain”. É uma base de dados que ficou bem conhecida porque serve para as criptomoedas, como a Bitcoin e Ethereum. 

Mas assim? É seguro? Sim! Pode confiar, tudo dentro dessa base de dados é inviolável, o que faz com que a popularidade do NFT aumente, inclusive. A maioria dos NFTs faz parte do “Blockchain Ethereum” e são guardadas em carteiras digitais.

Atenção: As carteiras digitais precisam ser compatíveis com seu NFT, hein? Ou seja, você precisa de uma carteira de criptomoedas. Atualmente o Ethereum tem o maior espaço para NFTs, e o maior marketplace (lugar de compra) é o OpenSea. 

 

Veja o passo a passo para a criação do seu NFT:

  1. Entre na plataforma OpenSea; 
  2. Conecte sua carteira digital (de criptomoedas); 
  3. Atenção: No caso de você usar o Ethereum para armazenamento dos dados, é necessário um pagamento de taxa. 
  4. Faça o upload do seu projeto (imagem, vídeo, música ou um modelo 3D); 
  5. Coloca nome e descrição da sua obra. 

 

Dica da X3: O OpenSea cobra uma comissão de 2.5% quando seu NFT é vendido. Sendo assim, avalie outras plataformas, como: Rarible, SuperRare, Nifty Gateway e Binance NFT e veja qual cabe melhor no seu bolso. 

 

E então, quando eu sei que é vendido?

É aqui que entra a parte boa do NFT, mesmo com a criação NADA GARANTE que a obra que está vinculada vai ter valor no mercado. Mas tendo valor ele é lançado no mercado através dos contratos inteligentes operados pela Ethereum.

Dica da X3: Se tem interesse em gerar renda pelos NFTs, aposte em coisas 100% originais, que você mesmo criou. Isso dá o valor de mercado para quem quer entrar no ramo.

 

Cuidado com os investimentos

Cuidado com a alta volatilidade do mercado de NFTs, isso quer dizer que: É possível sim ganhar muita grana em pouco espaço de tempo, mas que os investimentos devem ser realizados depois de um planejamento para médio e longo prazo. 

Em outros artigos aqui da X3, nós já falamos sobre a importância do planejamento para o seu negócio online. Os NFTs não estão longe desta recomendação. Nunca coloque mais que 3% do seu patrimônio nos ativos. 

O mundo do NFT é muito bom para aqueles artistas que precisam de espaço para trabalhar e vender suas obras de forma tradicional, o que muda do mundo real é que não podemos tocar, mas temos a certeza de que são únicos. 

 

Criei uma NFT e agora?

Mesmo que você tenha uma plataforma específica para a venda de NFTs, você pode divulgar a comercialização das suas obras nas redes sociais. Adivinha? Mais uma vez o Marketing Digital nesse espacinho. 

O influenciador e YouTuber, Felipe Neto, usou o próprio Twitter para divulgar a primeira coleção de NFTs do canal dele. Há outros que utilizam o próprio Instagram para anunciar as novidades. 

A recomendação é de que nunca se esqueçam de utilizar as redes sociais para atingir o maior número de pessoas possíveis. Caso tenha interesse em continuar nesse rumo dos tokens, comece a seguir páginas e pessoas que trabalham com isso há mais tempo. Aprendizado nunca é demais! 

Conheça um pouco mais sobre nossa Agência, clique aqui! 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − quatro =

Nosso time está pronto para te ajudar.

Preencha o formulário abaixo e nosso time entrará em contato o mais breve possível!

[forminator_form id="679"]