Nos dias de hoje, se tornou imperativo para as empresas marcarem presença no mundo online. No entanto, com o crescente uso das redes sociais, há ainda quem tenha dúvidas se criar um site realmente vale a pena.
A verdade é que o site funciona como um cartão de visitas virtual do negócio. E mesmo que ele possua um ou mais perfis nas diversas plataformas de redes sociais, um canal não faz a substituição do outro.
Ou seja, independente do porte de seu empreendimento e do ramo de atuação, é válido ter uma página no Facebook e no Instagram, mas criar um site deixa de ser opcional para se tornar uma obrigação.
Um exemplo claro disso é considerar que, sem um site, para onde serão direcionados os clientes ou leads que visitam suas redes sociais? Essas plataformas são de grande importância para gerar tráfego e engajamento, mas não são uma boa alternativa para fechar vendas.
Se esse é o objetivo, enquanto dono de uma empresa, você certamente deve começar a mudar seu pensamento e ter seu domínio próprio. Afinal, isso aumentará o potencial de vendas e atração de mais clientes em potencial.
Pensando nisso e para te auxiliar nessa empreitada, neste artigo, vamos apresentar 10 razões para você criar um site para o seu negócio agora mesmo! Para saber como, basta acompanhar a leitura.
Afinal, por que estar na internet?
É notável que a internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, em especial dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios em 2019 aponta que 79% da população já tem acesso à internet, sem contar que somos o segundo país a passar mais tempo conectado.
São, em média, aproximadamente nove horas e meia diárias conectados na internet, por meio de dispositivos como smartphones, tablets ou notebooks. E todo esse tempo online não é gasto apenas com interação entre demais usuários, mas também com empresas.
Nesse sentido, criar um domínio para seu empreendimento possibilita que ele seja encontrado mais facilmente e possíveis vendas sejam realizadas, ainda que este não seja o principal intuito.
Aliás, um bom site pode oferecer informações relevantes como:
- Endereço do estabelecimento;
- Horário de funcionamento;
- Telefones e canais de comunicação;
- Catálogo de produtos disponíveis.
É importante dar uma atenção para este último tópico. Ainda que a intenção não seja vender por meio do site, como acontece com os e-commerces, disponibilizar um catálogo com os itens ou serviços oferecidos pelo seu negócio é um modo de se apresentar para os usuários.
Isso porque, considerando o comportamento do consumidor atual e supondo que um potencial comprador esteja a procurar um determinado produto que sua loja fornece, a primeira coisa que ele irá fazer é pesquisar na internet.
Inclusive, isso é uma excelente forma de se apresentar para seu público, para os concorrentes e criar uma reputação fortalecida, de maneira natural.
Motivos para criar meu site
Depois de explicar a importância de estar presente no ambiente online, vamos ao intuito principal deste artigo, que é apresentar as 10 principais razões para você investir na criação de seu site. São elas:
1 – Mostra credibilidade
Por se tratar de um cartão de visitas digital, o site apresenta sua empresa, quem está por trás dela, sua missão e valores, e assim por diante. Isso transmite segurança ao usuário, o que resulta na construção de credibilidade do negócio.
2 – Maior visibilidade
Há um ditado que diz que “quem não é visto não é lembrado”. Um site torna possível a criação de conteúdos, o que está intrinsecamente ligado com o posicionamento nos resultados das buscas orgânicas.
3 – Maior alcance
Pode não parecer, mas ainda nos dias de hoje há quem não esteja presente em nenhuma rede social, e é aqui que a importância do site ganha maior destaque.
Para essa fatia que não tem acesso a todas ou nenhuma dessas mídias sociais, o website pode alcançar grandes patamares.
4 – Monitoramento do desempenho
Ferramentas gratuitas como o Google Analytics permitem a mensuração de dados em tempo real do tráfego de suas páginas, auxiliando na compreensão do comportamento de novos visitantes.
Logo, é possível fazer o ajuste de estratégias que podem não estar dando certo, e continuar com aquelas que trazem resultados excelentes.
5 – Aumento das conversões
Campanhas bem produzidas conseguem gerar mais conversões. Isso porque, quando se pensa na experiência do usuário, a tendência é que ele retorne ao site mais vezes, passando de lead a cliente.
6 – Detenção de conteúdo
Diferentemente do que acontece nas redes sociais, um processo que teria de ser feito manualmente, no site existe a possibilidade de você deter os conteúdos da plataforma caso, por meio de backups, uma vez que você é o autor.
7 – Custo-benefício acessível
Não há a necessidade de realizar muitos investimentos financeiros para ter um bom site. Inicialmente, basta registrar o domínio, fazer a hospedagem do site e criar a página. Em seguida, todos os processos podem ser feitos com um baixo custo.
8 – Comunicação mais personalizada
Um chat de atendimento, chatbots e helpdesks são meios de propiciar uma comunicação personalizada ao consumidor que visita o site. Um domínio próprio possibilita essa ação, bem como a criação de e-mails corporativos.
9 – Facilidade em ser encontrado
Em um cenário competitivo que é o mercado, ser encontrado facilmente na internet é imperativo. Com um site, o cliente encontra sua empresa muito mais rápido, otimizando o seguimento na jornada de compra.
10 – Presença 24 horas, 7 dias por semana
Por último mas não menos importante, ter um site possibilita que a marca esteja presente na vida do usuário durante as 24 horas do dia, todos os dias da semana. Inclusive domingos e feriados, ainda que a loja física não funcione nestes dias.
Além de que, ao adicionar um chatbot à plataforma, há a possibilidade de um visitante entrar em contato com a empresa a qualquer momento.
Com isso, fica claro como criar um site só traz benefícios ao empreendedor, ao mesmo tempo que beneficia o visitante ou cliente em potencial. Portanto, se você quer fortalecer a sua marca, aposte no site o quanto antes.
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