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Backlinks: O que é e como fazer para seu site

out 3, 2022 | blog, Marketing Digital, SEO, Site

Entenda o que são backlinks, qual a importância dessa estratégia e confira 3 maneiras  para desenvolver essa tática, evitando prejuízos no site

Para destacar um site em qualquer mecanismo de pesquisa, ou seja, para que seu site apareça na primeira página de busca do Google não basta escrever um conteúdo de qualidade e ter um layout atraente. É preciso entender sobre backlinks e SEO.

 

Ou seja, é preciso de técnicas que garantem maior visibilidade para seu site e saber utilizar as ferramentas de SEO disponíveis. Entre elas, destaca-se o uso de backlinks, direcionando o leitor para outra página que complementa a informação que ele está lendo.

 

Se você quer saber  mais sobre backlinks e aprender o jeito certo de desenvolver essa estratégia, acompanhe este artigo. Vamos lá?

 

O que são backlinks

 

Chamamos backlinks os links posicionados de maneira estratégica nos textos da internet. Eles servem para direcionar o leitor para outra página apresentando conteúdos de qualidade e que agreguem conhecimento ao assunto que está sendo lido.

 

Deste modo, o uso de backlinks refere-se a uma estratégia eficiente de otimização de conteúdo para SEO (Search Engine Optimization) que significa otimização de mecanismo de busca.

 

Isso quer dizer que, o Google enxerga os backlinks como um voto de confiança que um site está dando para outro, deixando a página mais relevante.

 

Nesse sentido, o mecanismo de busca melhora o ranqueamento e aumenta o tráfego orgânico de qualidade para seu site ou para seu blog. Além disso, os backlinks podem ser:

 

  1. Internos: quando o leitor é direcionado para outras páginas do seu próprio site;
  2. Externos: links que apontam para outro portal com mais propriedade em determinado assunto, sendo vistos como voto de confiança, pois complementam a informação da página.

 

Contudo, essa técnica precisa ser usada com cautela e corretamente. Caso contrário, a estratégia pode piorar o posicionamento do site no Google. 

 

No entanto, quando o seu site passa a receber backlinks de outros portais, ele passa a ser visto como autoridade em determinados assuntos e, além de atrair mais visitantes, aumenta o acesso.

 

Entenda a importância dos backlinks no SEO 

 

Backlinks funcionam como uma recomendação. Quando alguém te recomenda determinado profissional ou empresa como uma boa opção, essa sugestão passa a ter mais relevância para você do que se você descobrisse sozinho essa mesma empresa, não é?

 

Como mencionamos, backlinks são votos de confiança e isso melhora o desempenho do SEO em seu site. Entretanto, engana-se quem pensa que quanto mais indicações, melhor. 

 

Isso porque os mecanismos de busca estão cada vez mais inteligentes e valorizam conteúdos que sejam realmente úteis para o usuário. Assim, os backlinks precisam ser de fontes relevantes para fazer a diferença e evitar penalização por prática incorreta.

 

Em outras palavras, isso quer dizer que os backlinks precisam ser de alta qualidade para refletir positivamente no ranqueamento do Google. Caso a prática seja vista como fraude, os backlinks podem ser prejudiciais para o desempenho do tráfego orgânico.

 

Boas práticas na estratégia de backlinks para otimizar o SEO 

 

Antes de sair por aí pensando em arrumar o maior número possível de backlinks para aumentar o número de indicações do seu, saiba que isso pode não ser uma boa 

estratégia. Nesse sentido, conheça algumas práticas recomendadas:

 

  • Backlinks de fontes confiáveis e de qualidade: assim como você não recomenda um cardiologista para seu amigo que precisa tratar do pulmão, o mesmo é válido para os sites. Para gerar autoridade também para seu portal busque linkar sites confiáveis e relevantes para as informações da sua página;

 

  • Uso correto do texto âncora: existem maneiras de linkar um conteúdo que chamamos “texto âncora”, ou seja, as palavras clicáveis no texto que direcionam o leitor. A correspondência exata ainda é válida, mas, faça naturalmente.

 

  • Segmentos relacionados: esta prática combate o que é conhecido por “black hat”, ou seja, o uso indevido de links em seu próprio site ou de conhecidos que não tenham nenhuma relevância para sua área. Bons backlinks são aqueles feitos entre assuntos da mesma área.

 

3 maneiras para fazer backlinks 

 

Agora que você entendeu o que são backlinks e como é importante desenvolver essa prática de forma correta, conheça 3 maneiras de desenvolver essa estratégia para o seu site e analise qual a melhor forma para o seu negócio.

  1. Guest Post

 

Essa é uma das táticas mais conhecidas e costuma gerar bons resultados. Como já diz no próprio nome, trata-se da publicação de conteúdos em outros blogs que não sejam o seu. 

 

Geralmente, o convidado para escrever um guest post é um especialista da área e visto como autoridade no assunto abordado.

 

No entanto, é preciso ficar atento para essa prática não ser confundida com “black hat” e prejudicar o SEO do seu site. Isso porque, os guest post precisam ser feitos em sites que possuam relação de nicho.

 

  1. Link 404 do concorrente

 

Este método funciona assim: observe os links de sites dos seus concorrentes e busque encontrar backlinks que levam para páginas de 404. Visto que portais que possuam link 404, ou seja, um link quebrado, está prejudicando seu portal.

 

Assim, essa é uma ótima oportunidade de você oferecer um link seu para trocar o link quebrado do site de seu concorrente, entendeu?

 

  1. Listas do seu nicho

 

Existem uma grande variedade de bons artigos que indicam produtos ou serviços do mesmo nicho. 

 

Neste método, você precisa buscar sites que publicaram listas relacionados ao seu tipo de mercadoria ou segmento e sugerir uma atualização deste conteúdo, inserindo seu produto como indicado na lista.

 

Essa prática gera benefícios para ambos. Já que atualizações de conteúdos precisam ser feitas para continuarem ranqueando bem. 

Conclusão

 

A verdade é que backlinks não são fórmulas mágicas e, independente de qual método você escolher, é importante saber que essa estratégia precisa ser contínua para que o Google entenda o seu site como uma autoridade na área.

 

Espero que você tenha entendido como essa estratégia é importante e relevante para o SEO do seu site. Afinal, esse processo é positivo e vale a pena o tempo investido porque o retorno compensa.

 

Se você precisa de ajuda para cuidar dessa e outras estratégias de marketing para sua empresa, conte com a gente! Entre em contato, estamos prontos para ajudar o seu negócio crescer! 

 

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