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O que são e como funcionam as estratégias de lance do Google Ads

out 3, 2022 | Tráfego Pago, Google Ads, Marketing Digital

Aprenda, neste artigo, algumas noções básicas de tráfego pago no Google Ads e crie campanhas que entregam resultados incríveis!

 

Você já parou para pensar quantas buscas no Google você faz por dia? Segundo a plataforma MOZ,  84% dos usuários entram, ao menos, 3x em 24h no buscador. Imagine quantos desses usuários resolvem clicar em links gerados pelo Google Ads!

 

Para se ter ideia, isso gera uma busca diária de 3,5 bilhões de pesquisas no maior site buscador do mundo, conforme o Internet Live Stats. 

 

Com números tão altos e com a popularidade só crescendo, não é de se espantar que o tráfego pago no Google Ads seja uma das estratégias de marketing mais usadas por quem busca expandir seus negócios. 

 

Mas, quem deseja começar a anunciar nesta rede, sente-se um pouco confuso com a questão das estratégias de lance do Google Ads. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para esclarecer o que são e como funcionam as estratégias de lance do Google. 

 

Afinal, qual delas é a melhor para sua campanha? Confira!

O que são as estratégias de lance do Google Ads?

 

Na criação de campanhas do Google Ads, uma das etapas apresenta a opção: estratégia de lance de leilão. Mas, o que é isso?

 

De maneira bem simples, isso se refere a forma que você quer pagar por suas campanhas. Deste modo, algumas estratégias de lance exigem campanhas específicas e não são válidas para qualquer tipo de anúncio.

 

Neste conteúdo, vamos tratar de lances que usam a inteligência artificial para otimizar suas campanhas de marketing. Nelas, o Google Ads utiliza muitos parâmetros e com sua base em dados históricos,  consegue prever como diferentes configurações podem afetar seu anúncio.

 

Certamente, esta opção economiza tempo e melhora o desempenho de uma campanha online. Isso porque seus lances serão suficientes para competir por compradores qualificados e não existe a necessidade de atualizações manuais constantes no grupo de anúncios.

 

Por outro lado, ao optar pela definição manual de lances, é preciso entender bem da plataforma para realizar sua campanha, já que são vários tipos de lances que o Google disponibiliza. Isso exige mais tempo de análise de métricas e ajustes frequentes.

 

Mesmo automatizando o processo, a dúvida ainda surge: como vou escolher a melhor estratégia de lance para meus anúncios? Existem ao menos 4 estratégias distintas de lance inteligente do Google Ads. Entenda um pouco mais sobre elas no tópico a seguir.

Como funcionam essas estratégias de tráfego pago?

 

O primeiro passo é definir seu objetivo de marketing. Ou seja, o motivo que te levou a fazer anúncios no Google Ads, por que você decidiu fazer trafego pago?

 

Pode ser que você buscou anunciar para aumentar o reconhecimento de sua marca, ou então, você busca mais visitantes para seu site, por exemplo.

 

Enfim, independente qual seja seu motivo, as estratégias do Google Ads funcionam conforme seus objetivos de marketing. Por isso, é muito importante ter clareza sobre sua meta, ou seja, o que você busca conseguir anunciando no Google.

 

Uma vez que você definiu seu objetivo de marketing, vamos entender as 4 principais estratégias de lance inteligente do Google Ads.

 

CPM – Custo por Mil Impressões 

 

Esta estratégia funciona assim: a cada mil vezes que seu anúncio aparecer, você pagará um valor determinado por isso. Neste caso, o foco são as impressões. Portanto, esta estratégia costuma ser feita para quem busca o reconhecimento da marca.

 

Este tipo de lance pode ser útil para:

 

  • divulgação em massa de seu anúncio;
  • quando sua mensagem está clara no anúncio;
  • quem não busca clique ou conversão;
  • segmentar em um canal específico e não com termos de busca ou palavras-chave;
  • objetivo de fixação de marca.

 

Então, caso seu objetivo seja tornar sua marca conhecida ou famosa na rede, este formato é interessante. Outro caso, por exemplo, seria um anúncio de um evento, onde você deseja que muitas pessoas vejam que ele será incrível. Porém, a venda de ingressos será presencial. Assim, o objetivo não é converter, embora leve a isso, entendeu?

CPC: Custo por Clique

Neste tipo de estratégia, o pagamento é feito conforme a quantidade de cliques, em que o objetivo é levar visitantes para o site, aumentando seu acesso.

 

Este tipo de lance é um dos mais tradicionais e conhecidos, funciona bem para:

 

  • Aumentar o tráfego do seu site;
  • controlar o orçamento diário;
  • segmentar campanhas em redes de pesquisa e em redes de display;
  • posicionar seu tráfego usando palavras-chave.

 

Este lance funciona para quem já tem um site, ainda novo e apesar de postar diariamente buscando um posicionamento orgânico, decide acelerar o número de acessos, por exemplo. 

 

CPV: Custo por Visualização

Esta estratégia funciona para quem busca anunciar no Youtube, já que é reservada somente para campanhas de vídeos. Neste caso, você paga pelas visualizações e interações com seu anúncio.

 

Vale ressaltar que, quando o usuário decide pular seu vídeo, ele não foi visto e assim você não pagará por ele. 

 

O Google Ads considera visualização, ao menos, 30 segundos assistidos ou o anúncio completo, caso o vídeo dure menos que 30 segundos.

 

Nesse contexto, as interações através do anúncio de vídeo pode ser usadas para:

 

  • Cliques de apelo à ação;
  • clique de sobreposição;
  • cartas;
  • banners complementares.

 

Além disso, o CPV é a configuração de lance usada como padrão para anúncios no Youtube, atualmente.

 

CPA: Custo por Aquisição 

Por fim, este tipo de lance é direcionado para quem busca uma conversão, chamada aquisição. Sendo assim, é uma das estratégias mais avançadas do Google Ads, já que o objetivo é fazer com que o usuário realize uma ação determinada.

 

Geralmente, entendemos esta estratégia de tráfego pago quando você busca vender. Mas, ela não se limita a vendas, já que pode ser usada em outro tipo de aquisição, como de leads que poderão ser futuros compradores, por exemplo.

 

Neste caso, compare o Google Ads como seu sócio, onde você só pagará por seu anúncio se a aquisição for realmente feita, como uma divisão de resultados, em que a plataforma ficará com uma parte do seu ganho.

 

Por exemplo: seu objetivo de marketing é vender seu produto que custa 500 reais e você está disposto a pagar 50 reais por cada aquisição. 

 

A plataforma vai trabalhar para isso funcionar, por exemplo:

 

  • Em vendas de produtos;
  • aquisição de lead qualificado;
  • pedidos de orçamentos;
  • instalação de software;
  • baixar ebooks.

 

Enfim, entenda que a aquisição vai depender do seu objetivo, mas como você só paga quando a ação é efetivada. Vale ressaltar que o custo deste tipo de lance é mais caro que os demais.

 

Qual a melhor estratégia de lance inteligente do Google Ads?

 

Como mencionamos, a melhor estratégia é aquela que é mais adequada para seu objetivo de marketing. No entanto, você também precisa pensar estrategicamente para gastar menos e ter um retorno maior.

 

Por exemplo: uma campanha com estratégia de lance por CPC, em que você está pagando por clique. Se a cada 10 cliques, custando dois reais, gerar uma venda, então, você terá um CPA no valor de 20 reais.

 

Neste caso, você ainda estará vendendo e pagará menos por isso que uma campanha de CTA, por exemplo.

 

Além disso, o lance de CPA não é disponível logo no início. Isso porque, para o Google Ads conseguir te entregar uma aquisição, ele precisa conhecer seu público, necessitando de um histórico de conversões.

 

Assim sendo, a estratégia de CPA só fica disponível após 15 conversões. Mas, os especialistas em tráfego pago recomendam esperar de 20 a 30 conversões para ativá-la. Já que, quanto mais o Google conhecer seu público, melhor será o desempenho de sua campanha.

 

Portanto, entenda  e tenha muita clareza sobre seu principal objetivo de campanha. Com isso, você conseguirá adequá-la ao melhor tipo de lance. Mas, se você está com dificuldades para começar, não se preocupe, temos uma equipe preparada para te ajudar! 

 

Entre em contato conosco! A agência X3 pode te ajudar com a escolha do melhor tipo de lance para sua campanha, assim como outros recursos de marketing. 

 

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